quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Marise Sampaio & Martha Leal

O Workshop das Deusas “nasceu” em 1996.
Martha e eu tínhamos consultório na Phoenix, e nos intervalos, falávamos sobre muitos assuntos.
Até que um dia comentei sobre uns estudos que estava fazendo sobre a relação entre mitologia e psicologia, Martha imediatamente se interessou, gostávamos muito de Jung e destas conversas, surgiu à idéia de uma vivência voltada para o público feminino.
Com o passar do tempo, o workshop teve muitas alterações e avanços em todos os sentidos, incluindo a nossa própria familiaridade com as Deusas (em nós e nas mais de 1.000 mulheres que participaram deste trabalho ao longo dos anos).
Posso dizer que construímos passo a passo um caminho, que reuniu estudo, observação, intuição, paixão, desejo de servir, gratidão, aceitação...
As Deusas nos deram incríveis insights sobre nós enquanto mulheres e sobre o nosso trabalho enquanto terapeutas. De repente, as nossas clientes surgiam com tanta clareza diante de nós, porque as víamos além dos olhos comuns, mas na dimensão arquetípica.
 Através das Deusas, entendemos que podíamos prever uma trajetória e ajudar cada cliente a se ver e a se conhecer de modo profundo, com simplicidade, com rapidez, com intensidade, e com...  Alegria!
Isto sempre nos encantou: A alegria que acontece quando mulheres se reúnem numa roda para crescer juntas!
Em 2005, Martha teve um problema grave de saúde, e precisou se afastar de suas atividades profissionais.
Por 4 anos, as Deusas dormiram. Embora soubesse como fazer sozinha, eu não podia.
Era um trabalho nosso, como já disse, construído passo a passo, e seguir só, era como trair o projeto original.
Até que em 2009, começou a surgir um movimento: clientes me pediam as Deusas, muitas coisas apontavam para um “renascimento”, meu próprio desejo inclusive. Mas, havia essa “lealdade” e eu relutava. Até que em nosso aniversário, eu e Martha nascemos em julho, dias 12 e 10 respectivamente, a minha parceira de trabalho me perguntou por que eu não retomava o workshop, segundo ela, havíamos criado tanto, um trabalho tão bonito e eu aceitei essa permissão que eu tanto precisava, como um presente.
Acordar as nossas Deusas, não foi uma tarefa fácil e fizemos isto com a ajuda das antigas deusas (clientes), com a ajuda do nosso desejo de renascer e com a energia delas - as Deusas - que configuram toda a expressão do Feminino, a quem servimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário